Notícias Voltar
Inauguração do Centro de Acolhida de Afuá: um verdadeiro Pentecostes

Publicado no dia 29/08/2014 | 10:19:02

O Centro de Acolhida São Filipe Neri foi inaugurado na última semana, no bairro Capimarinho, ao lado da igreja São Benedito, em Afuá/PA, na Ilha do Marajó. O espaço começou a ser construído no final de 2013 e agora será utilizado para receber mais dignamente as crianças, e suas famílias, do Projeto Anjo da Guarda, que oferece assistência como alimentação, recreação, atividades lúdicas, evangelização e catequese.

De acordo com a coordenadora da Casa de Missão da RCCBRASIL em Afuá, Virtes Romani, a inauguração da primeira etapa do Centro foi uma festa simples, mas um verdadeiro Pentecostes. “A emoção tomou conta de todos que lá estiveram por ver tamanha obra surgindo do meio do nada. Foi visível aos olhos de todos se levantar um milagre tamanho. Talvez para aqueles eu não conhecem a história, é uma obra igual a tantas outras, mas para nós, que sonhamos e avançamos na fé iniciando esta obra sem ter nem um centavo em nossas mãos, sabemos que a providência existe e é real aos que se lançam na fé”, destaca a missionária.

A programação da inauguração foi intensa e teve início ainda no dia 20, com uma Noite Carismática. O momento de animação foi conduzido por alguns membros da RCC de São Paulo. Houve também Adoração ao Santíssimo Sacramento com Dom José Luis Azcona, bispo da Prelazia do Marajó.

Após a Noite Carismática, foi realizado o lançamento do livro 'Minha vida em missão', escrito pela própria Virtes, com relatos de sua experiência na Ilha do Marajó e dentro do Movimento da RCC. “Foi um banho de cultura marajoara, presença marcante do povo afuaense. Dom Azcona fez apologia ao livro, chamando o povo marajoara a entrar nesta dimensão missionária”, conta.

A quinta-feira, 21, foi o dia mais esperado pelos moradores. Todos queriam acompanhar de perto a inauguração do Centro São Filipe Neri. Por isso, foi grande, nesta festa, a presença do povo simples da comunidade, das crianças e dos pais do Anjo da Guarda.

Dom Azcona presidiu a Missa Solene de Inauguração e, mais uma vez, pregou com grande ousadia, alertando a todos sobre a realidade que se vive no Marajó. Os alunos da Escola Missionária formaram um coral para animar a Santa Missa. A missionária Virtes comenta esse momento: “Não tenho como descrever o que aconteceu durante a celebração da Santa Missa. Parecíamos estar sendo encharcados do Espírito Santo, a emoção e choro tomavam conta de todos, as lágrimas eram abundantes. Um dos momentos fortes que marcou a muitos foi a procissão das ofertas, quando entraram as mães, as crianças do projeto, além dos alunos da Escola Missionária; ali estavam representando todos aqueles por quem viemos em missão”.

Para fechar as festividades de inauguração, na sexta-feira, 22, houve uma Noite Cultural, com danças folclóricas, poesias, cantos religiosos e músicas da região, inclusive com apresentações feitas pelo povo afuaense.

Além dos moradores e missionários da RCCBRASIL, estiveram presentes na inauguração o coordenador estadual da RCC São Paulo, Rogério Santos, o coordenador nacional do Ministério de Oração por Cura e Libertação, Marcelo Marangon, o coordenador estadual da RCC Amapá, Rilson Corrêa, sacerdotes da paróquia de Afuá, a arquiteta que doou o projeto do Centro de Acolhida, Marlysse Rocha, além de outras 20 pessoas do estado de São Paulo, incluindo alguns empresários e membros do Conselho Estadual.

A presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, não pode estar presente em Afuá, mas enviou uma carta de gratidão que foi lida ao final da celebração de inauguração. Ela foi representada por Rilson, também membro do Conselho.

“Não tenho palavras para agradecer a Deus por tantas graças nestes dias, por poder estar com nossos irmãos de São Paulo, durante cinco dias em missão. Foi experiência de céu. Um sonho que já é realidade, pois a primeira parte já vemos com nossos olhos. Para a segunda etapa, já cantamos a vitória com os olhos da fé, pois sabemos que Deus realiza suas promessas!”, finaliza Virtes.

Para participar dessas ações missionárias, apadrinhar uma criança do Projeto Anjo da Guarda, ou para contribuir com o Centro de Acolhida São Filipe Neri, entre em contato com o Escritório Nacional da RCCBRASIL, pelo e-mail: missão.adm@rccbrasil.org.br ou pelo telefone: (12) 3151-4155.

 






Orkut

Facebook

twitter

Compartilhe

RCC Brasil 2005-2011 Todos os direitos reservados - Escritório Administrativo da RCC do Brasil Email: rccbrasil@rccbrasil.org.br Tel/Fax | (53) 3227-0710
Bg